JOGO 44 – Entre facas x Veja se você responde essa pergunta

JOGO 44
(1º jogo do Grupo 16)

Entre facas,
de Liziane Guazina (Nova Prova / 2009)
x
Veja se você responde essa pergunta,
de Alexandre Rodrigues (Não Editora / 2009)

————————-
————————–

JUÍZA
Joana Bosak –
É doutora em literatura comparada e professora na área da literatura e da moda. Publicou recentemente De guaxos e de sombras, livro sobre a identidade do gaúcho na literatura do Prata e do Rio Grande do Sul. Atua como docente no StudioClio, no Centro Universitário UniRitter e na Unisinos.

Concorrentes

Time 1: Entre facas, de Liziane Guazina

Uniforme: Edição caprichada da Nova Prova, com capa dura e belas ilustrações de Helena Jansen que, apesar de nem sempre comunicarem o conteúdo dos contos, também não prejudicam sua apresentação. Projeto gráfico limpo e muito bem-sucedido. Ponto para o uniforme.

Esquema de jogo: A tática de Liziane é clássica – falsas formas simples. Seus contos, lidos em poucas sentadas, sempre deixam o espectador-leitor preso. Seus dribles levam para o lado contrário e surpreendem; coincidem com a fórmula antiga, porém não gasta, de Poe. A coesão de seus argumentos concentra o efeito: teoria do conto total, estocada certeira. A beleza das coisas banais presa em devaneios e cenas cotidianas. Não há grandes acontecimentos, mas tudo o que é prosaico não se desmancha no ar: justifica a escrita. A comunicação é feita. Sem falar muito, Liziane diz tudo.

Gols de placa: Sob controle – pelo controle mesmo, concisão que corta rente, punhalada, chute no estômago. A espera – feito para o Gauchão: um antigo jogador de futebol rememora um passado glorioso, enquanto uma órfã espera por visita que a leve para bem longe. Sutis semelhanças, linhas paralelas, solidão eterna. Sonho e segredo – pela homenagem a García Márquez. Biografia para contista nenhum botar defeito. A história e a estória; ficção e realidade cruzando-se até se encontrarem na narrativa da autora. Gabo desliga o computador: termina o conto, acaba o livro.

Bola fora: Como diz Sergio Caparelli – um livro só lâmina.

Time 2: Veja se você responde essa pergunta, de Alexandre Rodrigues

Uniforme: Projeto gráfico divertido e desafiador – desde a capa somos convidados a jogar. O sumário, em que letras e números convergem para a mesma escrita, já denuncia a possibilidade de múltiplas leituras: o autor brinca com a bola-texto.

Esquema de jogo: Irônico. Sem ir direto ao ponto, Alexandre dribla o leitor: para onde será que ele vai? As coisas cotidianas também estão em jogo, o que nos escapa num aparente vazio existencial é o que governa essa narrativa pop, onde nem sempre comunicar é o objetivo, mas jogar com as palavras, com manias, defeitos, taras.

Gols de placa: Aquarela do Brasil – pelo fetiche aparentemente desfetichizado. Aliás, o fetiche talvez seja a grande unidade de estilo do jogador. O esquerdo ou o direito – por fazer lembrar, ainda que inconscientemente, de uma certa matriz russa do conto: a bur(r)ocracia, o absurdo de situações normalizadas por discursos objetivos. Realidade total – telemarketing. O nariz – fetiche uma vez mais, de Cleópatra a Gogol, nos lembrando que mesmo a ginga pop do jogador tem raízes profundas.

Bola fora: Foi então com Bárbara que surgiu algo diferente – que faz o jogo demorar a começar desse lado do gramado. O jogador começa lento, quase agonizante, mas recupera o fôlego para, aí sim, sem tantas notas de rodapé (que deixam o jogo mais lento ainda), partir para o ataque às deveras.

O JOGO

Dois estilos em ação: contrariando as aparências e reforçando o ditado, o conteúdo contemporâneo das jogadas de Liziane Guazina só faz aprofundar a forma clássica – concisão com conteúdo e efeito. Estilo claro e limpo, joga no ataque, sem direito a falta, e faz uma corrida contínua até a pequena área, com tiros e estocadas no alvo. Linguagem afiada: lâminas que atacam qualquer adversário descuidado e o leitor, que também pode sair magoado.

A linguagem pop de Alexandre Rodrigues nem sempre é rápida o suficiente e derrapa um pouco em campo até se aquecer. O que empata os dois: variedade de jogadas – cada um com seu estilo de jogo apresenta vários estilos e, prontos para dominarem o terreno do outro, estão no alheio até os dentes. Rodrigues domina o subterrâneo de suas personagens e joga no inconsciente do texto. Parece cru, mas está no ponto.

Placar:

4 x 3: pela clareza e soluções, Liziane leva um ponto de vantagem. Os dois concorrentes dominam suas táticas, ambos os uniformes reluzem, mas a tática de Alexandre Rodrigues nem sempre dá conta do recado. Talvez seja um estilo muito novo ainda, ou a juíza, quem sabe, ainda presa aos tempos do futebol-arte.

PLACAR
Entre facas 4 x 3 Veja se você responde essa pergunta

VENCEDOR
Entre facas
, de Liziane Guazina

JOGO 44 – Entre facas x Veja se você responde essa pergunta
Anúncios
Esse post foi publicado em Jogo e marcado , . Guardar link permanente.

2 respostas para JOGO 44 – Entre facas x Veja se você responde essa pergunta

  1. Luiz Paulo Faccioli disse:

    Se eu já estava curioso de conhecer o trabalho da Liziane Guazina, depois desta partida, quando voltar a Porto Alegre, vou providenciar. Parabéns aos dois times e à bela arbitragem.

  2. tedesco disse:

    Após o elogioso comentário da juíza dessa partida, Joana Bosak, sobre o projeto editorial e gráfico do Entre Facas da Liziane Guazina, confesso que mais uma vez entrei no campeonato (fui juiz em partida anterior), e desse vez foi pelo projeto gráfico, onde dividi (enquanto consultor gráfico na Nova Prova) com a Lizi detalhes essenciais, que, tenho certeza, colaboraram decisivamente no bom desempenho do Entre Facas nesse nosso mundial Gauchão da Literatura. Parabéns Lizi pelas conquistas e a todos do projeto do Gauchão pelos voos alcançados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s